sexta-feira, 11 de maio de 2012

AVALIAÇÕES DE ENGENHARIA

A Engenharia de Avaliações é já uma especialidade da engenharia em países como o Brasil e os E.U.A., que reúne um conjunto amplo de conhecimentos na área da engenharia e arquitectura, bem como em outras áreas das ciências sociais, exactas e da natureza.

O engenheiro de avaliações, antes de tudo, deve ser um homem do Mercado. Deve estar apto a investigar e diagnosticar mercados, em particular o mercado imobiliário, não obstante extrapolando os mercados financeiros e de capitais. Sobre o significado de Avaliações de Engenharia, poderão surgir questões como:

O que significa Avaliações de Engenharia?  Determina tecnicamente o valor de um bem, de seus direitos, benefícios e custos de    reprodução.

Para que serve Avaliações de Engenharia?  Subsidia decisões a respeito de valores, custos e alternativas de investimento, envolvendo bens de qualquer natureza: imóveis, equipamentos, empresas, etc…

A quem interessa Avaliações de Engenharia? Interessa a promotores imobiliários; bancos; compradores ou vendedores de imóveis; seguradoras; poder judiciário; fundos de pensão;construtores; autarquias; etc…

Que importância tem Avaliações de Engenharia?  Responde a questões como:  Quanto custa a execução? Que produto promover? Como promover? Quando promover? Onde promover? Quando comercializar? Qual o preço do terreno? Qual o melhor plano de vendas? Qual o preço de comercialização do Empreendimento? Por quanto oferecer? Por quanto comercializar? Qual a taxa interna de retorno do investimento? Qual o prazo ideal para construção? Quem são os potenciais compradores? Onde investir? Em que investir? Quanto investir? Quanto pagar? Qual a rentabilidade do investimento? Qual o tempo de retorno do capital investido?

Respostas seguras só utilizando métodos e técnicas de Avaliações de Engenharia, como a avaliação financeira, a análise de custos-benefícios, a avaliação ambiental, a avaliação multidimensional e o uso de sistemas de informação.

Que conhecimentos são necessários ? A Engenharia de Avaliações é uma técnica muito abrangente e não se resume apenas a atribuir  valor a um bem. Reúne conhecimentos na área da Engenharia e Arquitectura e de outras áreas das Ciências Sociais, Exactas e da Natureza como :  Engenharia; Arquitectura; Análise Económica e Financeira de Projectos; Análise de Balanços; Estatística Básica; Estatística Inferencial; Marketing; Micro e Macroeconomia; Economia Urbana; Planeamento Urbano; Ordenamento do Território; Direito Imobiliário; Mercado de Capitais; Psicologia; Sociologia Urbana; Gestão; Filosofia e Comunicação.

Esta multidisciplinaridade deve permitir ao avaliador um permanente diagnóstico do mercado.

 E deve responder a questões como:  Quais as preferências do mercado?    Como e quais as variáveis que interferem mais fortemente na formação do preço?    Qual a função utilitária para o investidor?     Quanto custa reproduzir o bem avaliado?  Qual a taxa de rentabilidade sobre o custo investido e sobre o valor de mercado?    O mercado está aquecido?  É hora de comprar?

Que operações podem ser subsidiadas pelas Avaliações de Engenharia? Transacções de compra e venda;  Operações de garantias;  Transacções de locação;  Decisões judiciais; Decisões sobre investimentos; Balanços patrimoniais;  Operações de seguros;  Separação ou cisão de empresas;  Expropriações amigáveis ou judiciais;  Taxação de impostos.

Fonte: “Engenharia de Avaliações”, Cardoso da Silva, Bubok

Sem comentários:

Enviar um comentário

Grato pela sua participação.