terça-feira, 15 de maio de 2012

GESTÃO IMOBILIÁRIA , O QUE É ?


Falar de Gestão Imobiliária, é um desafio e uma temática igualmente longa e complexa, habitualmente sectorizada em diferentes componentes, ao longo da vida útil e do tipo de exploração de um imóvel, quase nunca ou raramente explicitada numa perspectiva integrada.

Gestão do Projecto - é uma gestão em termos de estratégia, de qualidade, do custo, do risco, dos recursos humanos, dos materiais do modo e tempo de execução. Numa perspectiva de organização, do planeamento, da coordenação de diferentes categorias de profissionais, (arquitectos, engenheiros de diversas especialidades, juristas, economistas, etc,…) e da concepção do projecto, do Produto Imobiliário.

Gestão da Construção - é uma gestão da execução da obra. A indústria da construção requer profissionais bem qualificados capazes de gerir a crescente complexidade técnica e operativa deste sector. Coordena os grupos profissionais (arquitectos, engenheiros, capatazes, provedores, serventes, etc.) que participam numa obra e examina os recursos (dinheiro, maquinaria, material e trabalhadores) necessários para executar um projecto de construção, ao menor custo e máxima qualidade. Analisa a estimativa de orçamentos, controle de custos, análise do progresso da construção.

Gestão dos Imóveis (Edifícios) – é uma gestão que estabelece políticas de monitorização dos edifícios adaptadas aos seus requisitos. Gerirá ou assistirá na determinação das especificações do mesmo, a optimização da qualidade e controlos de custos, auditorias de manutenção e monitorização do serviço. Faz a gestão das actividades das empresas especialistas em manutenção e prestadoras de serviços, contratadas externamente. A Gestão da manutenção em edifícios é hoje incontornável, não só por garantir a disponibilidade e longevidade dos equipamentos, o conhecimento dos custos e necessidades, o conforto e segurança dos seus ocupantes (sejam pessoas, sejam máquinas), como também pela necessidade, cada vez maior, de melhorar a eficiência  e sustentabilidade dos diversos equipamentos e sistemas que aí operam.

Gestão Patrimonial  (dos Imóveis, - Financeira) – é a gestão e análise de rentabilidade e principais indicadores de um portfólio imobiliário. Principais veículos utilizados, fiscalidade associada e fontes de financiamento. Faz a análise do mercado imobiliário e correlação com os indicadores macroeconómicos. Definição das estratégias de investimento, análise de rentabilidade e gestão dos riscos associados. Modelização de análises financeiras em função da estratégia de investimento.

Aproveitaremos este blogue, como uma oportunidade para compilar conhecimentos e actualidades sobre Gestão Imobiliária, nestas quatro perspectivas: Gestão do Projecto, Gestão da Construção, Gestão dos Edifícios e Gestão Patrimonial.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Grato pela sua participação.