quarta-feira, 16 de maio de 2012

POUPANÇA ENERGÉTICA, TELEMETRIA


O BES e a empresa tecnológica portuguesa ISA estão a desenvolver um projeto de redução dos consumos energéticos considerado pioneiro no sector bancário europeu pela inovação, dimensão, abrangência e forma integrada como gere diferentes estruturas em diferentes ambientes e geografias.

Através de um sistema de equipamentos de monitorização energética e ambiental e de um software de gestão de energia, o banco passou a ter a capacidade de visualizar e gerir em tempo real todos os consumos energéticos da sua rede de edifícios e agências.


O projeto chama-se Programa Interno de Eficiência Energética, arrancou em 2011 e através deste sistema o banco gere diariamente 358 agências e os 19 edifícios do Grupo BES e centraliza toda a informação sobre o seu consumo energético.

A solução encontrada permite agregar informação, ver e analisar consumos, tendências, detetar oportunidades, desperdícios, averiguar poupanças e cumprimento de objetivos.

A ISA (Intelligent Sensing Anywhere), afirma que o projeto é pioneiro "porque os projetos existentes na Europa incidem sempre na troca de equipamentos por outros mais eficientes que desempenham a mesma tarefa".
A abordagem da empresa de telemetria e telegestão é diferente, uma vez que "não incide nos equipamentos mas na mudança de comportamentos dos utilizadores e na gestão integrada de todo o processo".

Por isso o banco sensibilizou os seus colaboradores para comportamentos e atitudes mais eficientes, através de normas reforçadas por campanhas de comunicação interna e inquéritos de satisfação, o que levou a uma poupança de 10% no consumo de energia em 2011.


No fim de 2012 prevê-se que o banco reduza em 15% os seus consumos de energia, o que representa uma poupança de mais de 500 mil euros por ano. Com um investimento de um milhão de euros, o retorno está assim assegurado no prazo de dois anos.

Pedro Mendes revela, entretanto, que "a ISA pretende replicar este projeto noutros bancos portugueses e em países e regiões do mundo onde tem escritórios, como Espanha, França, EUA, Brasil e Médio Oriente".



Ler mais: http://expresso.sapo.pt/poupanca-energetica-chega-ao-sector-bancario=f725911#ixzz1v34qVD00

Sem comentários:

Enviar um comentário

Grato pela sua participação.