quinta-feira, 21 de setembro de 2017

MACROMODELO-SOLARES E PALACETES, REGIÃO DAS BEIRAS

Já está disponível para os nossos utilizadores um modelo para determinação do valor de Solares e Palacetes na Região das Beiras-Portugal.



A metodologia do presente Modelo de avaliação compreendeu uma prospecção do mercado de prédios similares a Solares e Palacetes, numa área comummente designada de Região das Beiras, compreendida entre os distritos de Coimbra, Guarda, Viseu, Castelo Branco, Aveiro e Leiria, e uma aferição das similitudes arquitectónicas e temporais com valores de oferta de edifícios catalogados como Solares e/ou Palacetes semelhantes, de características comparáveis ao “Prédio Paradigma”. Entendendo-se este como um produto imobiliário de excepção para um mercado muito restrito de prédios/moradias de luxo, num Mercado Imobiliário como tendo performance de Comportamento Normal, mas de Nível de Ofertas Baixo e Nível de Liquidez Baixa.



As ofertas no mercado imobiliário regional de Solares e Palacetes são absolutamente singulares, nada frequentes e ainda menos quando se pretende comparar prédios funcionalmente similares em situação de venda ou arrendamento. Num universo desenhado na distribuição geográfica conhecida por Região das Beiras, recolhemos uma amostra de 15 elementos, pretendendo-se identificar prédios isolados com vocação estritamente habitacional em oferta para venda. Tendo-se recolhido informação diversificada, quanto a área bruta edificada, área de terreno, padrão de qualidade, dimensão panorâmica e idade, entre outras…., níveis de depreciação física e funcional e distâncias aos principais pólos de atractividade e actividades instaladas, etc… na área de influência de cada uma das localizações dos dados, tendencialmente semelhantes.


Não existe um registo estatístico das transacções realizadas neste segmento de mercado imobiliário, e ainda menos de preços indicativos de valor por metro quadrado. São muitas e diversas as especificidades de cada imóvel: desde logo a área de terreno associado, a área de construções anexas, a especificidade dos elementos arquitectónicos e históricos, a vetustez e o nível de conservação e manutenção, etc….Tornam quase impossível uma caracterização do preço e o acerto do seu valor médio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Grato pela sua participação.