sexta-feira, 21 de novembro de 2014

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

A segmentação usa sempre a pesquisa de mercado como ferramenta de selecção. Assim, é possível que se identifique, a partir de uma série de critérios, diferentes segmentos.

Dias (2004) afirma que, dado que a segmentação de mercado é fundamental para o desenvolvimento de estratégias, quanto mais se investir na pesquisa para o processo de segmentação, melhores os resultados operacionais obtidos.


Serão listados agora alguns dos principais critérios utilizados para a segmentação de mercado, embora seja importante lembrar que existem diversos critérios que podem ser utilizados, de acordo com as necessidades de cada organização.


SEGMENTAÇÃO DEMOGRÁFICA

A demografia estuda estatisticamente as populações e suas características. Assim, a segmentação demográfica significa dividir os mercados com base nestas características da população (DIAS, 2004). Algumas destas variáveis podem ser: faixa etária, sexo, tamanho médio das famílias, estado civil, nacionalidade, religião, raça, entre outras. Devido principalmente à pesquisa do Censo´s, realizada pelo Instituto Nacional de Estatística grande parte destas informações e sua quantificação pode ser aí obtida.


SEGMENTAÇÃO SOCIOECONÓMICA

A segmentação socioeconomica é a divisão do mercado em características sociais e economicas da população. O objectivo é identificar variáveis como: classe social, rendimento, escolaridade, profissão, posses de bens (veículos, imóveis), entre outros (DIAS, 2004).


SEGMENTAÇÃO GEOGRÁFICA

Para Dias (2004), não há como se realizar um bom trabalho de segmentação de mercado, se não se considerar o critério geográfico. Segundo Weiss (1988) citado por Dias (2004), “o lugar em que se vive determina a maneira como se vive. Conhecendo onde e como as pessoas vivem, fica mais fácil atender às suas necessidades, com mais chance de sucesso nessa empreitada”. Para Dias (2004), o local onde as pessoas moram, trabalham ou passam as férias tem grande impacto sobre seu comportamento de compras.Os critérios da segmentação geográfica podem ser: Países, Estados, Bairros, Cp´s e até Ruas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Grato pela sua participação.