terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

LIVROS - “ Princípios de Engenharia de Avaliações”


Este livro é uma obra técnica rara, escrita e apresentada de forma didática, em linguagem simples. Para o que  contribuiu decisivamente a experiência profissional do engenheiro Lélio Moreira, no Brasil. Ressaltamos, também, o carácter prático de vários temas do livro, incluindo roteiros que encaminham o raciocínio para a solução lógica de alguns problemas defrontados pelo avaliador no seu dia-a-dia. O estudante é conduzido, por um caminho simples, até a Engenharia de Avaliações e terá uma visão panorâmica da matéria, além da base prática para a elaboração de um relatório de avaliação.

Nesta obra o autor aborda conceitos como valor, custo e preço, princípios e métodos de avaliação como o de valor residual ou involutivo, método da renda, do custo da reprodução, custos directos e indirectos.

Fornece uma série de exemplos de coeficientes de homogeneização e recomendações sobre a forma de recolha de dados. Aborda a matemática financeira aplicada à engenharia de avaliações. Princípios e métodos de cálculo de depreciação de imóveis. Dedica um capítulo à inferência estatística e análises de regressão. Um capítulo à avaliação de propriedades rurais, um capítulo a avaliações para expropriações, outro de servidões. Apresenta um capítulo de avaliações de jazidas minerais, avaliações para fins de seguros e actualização de valores patrimoniais, análise de balanços e avaliação de empresas, avaliação de máquinas e equipamentos, técnica de elaboração de relatórios de avaliação, avaliações em acções judiciais, avaliação de postos de serviço e lavagem automática e normas brasileiras de avaliação.

 - Alberto Lélio Moreira; 1997; “ Princípios de Engenharia de Avaliações”

Palavras-Chave: Métodos; Homogeneização de Valores; Conceitos.

Questões – Problema:
·  Vasta abordagem da disciplina na diversidade de matérias de avaliação e da estatística.
· Reduzida formulação teórica de alguns dos itens abordados.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Grato pela sua participação.