domingo, 28 de janeiro de 2018

LIVROS - Manual de Avaliação Imobiliária.

Ruy Figueiredo, MSc. Engª Civil, Brasileiro e radicado há muitos anos em Portugal, cedo percebeu o fosso que nos separa do Brasil  na atenção e tratamento dado a esta disciplina de Avaliação Imobiliária. Em boa hora abraçou e aproveitou a causa que culminou com a instalação da primeira Escola Superior de Actividades do Imobiliário em Portugal, a conhecida ESAI.

Posteriormente fundador da ANAI - Associação Nacional de Avaliadores, contra  e por oposição aos "Velhos do Restelo" que à gerações congelam a APAE- Associação Portuguesa de Avaliadores de Engenharia.  Pela mesma altura e também em boa hora publicou o livro "Manual de Avaliação Imobiliária" . Uma abordagem simples e reduzida mas esclarecida, aos mais conhecidos e tradicionais  métodos de avaliação imobiliária, com um capítulo final numa abordagem simples à regressão linear simples, hoje a principal  e quase obrigatória  metodologia de avaliação usada no Brasil.

Nesta obra o autor faz uma  acentuação na matemática financeira quedando-se nos conceitos de VAL e TIR para a análise e avaliação financeira de projectos de investimento.Uma análise esclarecida da composição das taxas de capitalização no mercado financeiro.O livro consagra os três métodos clássicos de avaliação (mercado, reconstrução e rendimento).· Incipiente abordagem à análise de regressão, mas com um esclarecedor enunciado matemático do problema. Omissão total da análise estatística de resultados.




Diz ele na apresentação do seu livro:

"A atividade de Avaliação Imobiliária em Portugal ainda padece de algumas enfermidades e resiste fortemente ao seu tratamento. A ausência de normalização, a inexistência de uma base de dados imobiliários credível e estruturada, a inexistência de um plano global de certificação dos seus profissionais e o seu não reconhecimento como atividade económica específica (a CAE não faz menção explícita a esta actividade), são algumas das enfermidades, entre outras, de que tem vindo a padecer. 

Sempre ouvi dizer que a Avaliação era mais “Arte” do que “Ciência” e que, por esse facto, a subjetividade do avaliador era legitimada. No entanto, nos tempos que correm, é exigido ao avaliador uma postura cada vez mais objetiva na realização das avaliações.

 Existe, de facto, uma parcela significativa da subjetividade que pode ser objetivada. Para tal, e em primeiro lugar, a atividade deveria procurar tratamento para as enfermidades de que ainda padece. Em segundo lugar, e não menos importante, uma parte considerável do universo dos avaliadores deveria procurar obter conhecimentos mais aprofundados sobre os aspetos teóricos da avaliação. 

Nos outros países, existem diversas publicações sobre a matéria mas, em Portugal, a literatura que verse de uma forma estruturada o corpo de doutrina da Avaliação Imobiliária é inexistente.

 Reconhecendo esta lacuna, pus mãos à obra e é com prazer que agora vos apresento este Manual de Avaliação Imobiliária, esperando que ele possa servir de guia aos futuros alunos desta matéria, bem como aos avaliadores que reconheçam no mesmo alguma utilidade.

 Esta obra interessa, assim, a todos os candidatos ao exercício do serviço de Avaliação Imobiliária, aos avaliadores recém-chegados a esta atividade ou já com mais experiência, e também às entidades privadas e públicas que encomendam as avaliações. Espero que esta obra possa, de forma efetiva, reduzir alguma parcela da subjetividade com que se rege actualmente o serviço da avaliação imobiliária. Ruy Figueiredo é o presidente da Ordem dos Avaliadores — Associação Nacional dos Avaliadores Imobiliários"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Grato pela sua participação.