sexta-feira, 28 de setembro de 2012

COEFICIENTE DE CORRELAÇÃO


O que se pretende é explicar o mercado com base numa amostra, recorrendo à inferência estatística como procedimento de análise e interpretação de modelos e resultados da regressão.

Neste caso a inferência estatística é fundamental, permitindo, a partir da amostra, concluir sobre o comportamento geral do mercado, com determinado grau de confiança, a partir de medidas estatísticas como:

Coeficiente de Correlação
Traduz numericamente o quanto as variáveis estão relacionadas entre si, é variável entre -1 e +1 e representada pela letra r.

Logo  -1≤ r ≤ +1

Quando:
r > 0  a  correlação é directa, correspondendo a uma recta crescente
r = 0  a correlação é nula, correspondendo a uma recta horizontal
r < 0  a correlação é inversa, correspondendo a uma recta decrescente

Tabela de interpretação de correlação:
                  r = 0 correlação nula
                  0 < r ≤ 0,30 correlação fraca
                  0,30 < r ≤ 0,60 correlação média
                  0,60 < r ≤ 0,90 correlação forte
                  0,90 < r ≤ 0,99 correlação fortíssima
                  r = 1 correlação perfeita

o coeficiente da relação é dado por: 
         
r =    sxy /  (sxx . syy)  ^(1/2) 
            
Onde , 
                  sxy = covariância  (x,y)
                            n                  n           n
                 sxy = Σ xiyi – (Σ xi . Σ yi ) / n
                                      i                   i            i

Com ,        xi = variável explicativa
                  yi = variável explicada
                  n = número de dados de pesquisa
                  sxx = variância da variável explicativa
                             n              n           
                  sxx = Σ xi² – (Σ xi²) / n
                             i                i             
                  syy = variância da variável explicada
                                      n               n           
                  syy = Σ yi² – (Σ yi ²) / n
                                      i                 i             

O Coeficiente de Correlação permite concluir que o ajuste de um modelo é melhor que o outro, mas não permite conclusões definitivas.

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