sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A REGRESSÃO LINEAR

Todos os métodos acabam por ser comparativos com os dados de mercado.

Quando a variável dependente ou explicada é determinada por uma variável conhecida temos uma regressão simples. Quando esta relação é linear temos uma regressão linear simples.

A melhor maneira de observar as tendências extraídas do próprio mercado é através de uma representação dos dados em eixos cartesianos.

Se considerarmos, como nos exemplos das Fig.(s)1.; 2; 3 e 4 uma representação da variação dos preços unitários do terreno, em relação às respectivas frentes dos lotes podemos observar :

Na figura 1. a atendência da amostra. A intensidade (inclinação da recta) da amostra. A dispersão de dados (homocedasticidade) da  amostra.  A forma funcional da curva da amostra.                                                                      

Na figura 2 pode-se antever a recta de regressão correspondente à amostra, representada pela recta que passa mais próxima de todos os pontos e que corresponde ao modelo procurado.                                                  

                         Fig. 1.  Tendência da amostra      Fig. 2. A recta de regressão

Assim para se encontrar uma estimativa do preço médio para um lote com Fo de frente, basta encontrar o correspondente preço qo na Fig. 3. Para explicitar o modelo em forma de uma equação, por se tratar de uma recta será no exemplo da Fig. 4 a seguinte equação:

    Fig.  3  Estimativa do  preço médio        Fig. 4. O modelo em forma de uma equação
q = bo + b1 . Fe

  onde bo = 98  ® corresponde ao coef. linear da recta
    b1  = tg 45º = 1® corresponde ao coef. angular

Q = 98 + Fe sendo  este o Modelo para estimar os preços médios de quaisquer terrenos com frentes    dentro dos limites abrangidos pela pesquisa.    

Sem comentários:

Enviar um comentário

Grato pela sua participação.