segunda-feira, 20 de agosto de 2012

AVALIAÇÕES BANCÁRIAS, QUEM DEFENDE OS CLIENTES?

Avaliações mais baixas das casas entregues aos bancos estão a  pressionar o valor médio dos imóveis, diminuindo a garantia prestada por quem vai pedir financiamento.


Está a aumentar o número de famílias que, perante a impossibilidade de pagar o empréstimo da casa, vê-se obrigado a entregá-la. Antes da dação, a habitação é avaliada e, regra geral, o valor é reduzido, contribuindo para que a avaliação média dos imóveis esteja a cair a um ritmo acelerado. O que reduz a garantia prestada por quem pretende contrair crédito para adquirir um imóvel, traduzindo-se em custos mais elevados.

Fonte: Negócios

Hoje em dia é vulgar a avaliação de bens imóveis como garantias reais de empréstimos concedidos pela banca a particulares ou empresas. São exemplos recorrentes a avaliação de fracções habitacionais para o crédito à habitação ou de imóveis de empresas para operações de “lease-back” ou ainda da avaliação de imóveis, dados como garantias reais de empréstimos de médio-longo prazo.

O Aviso n.º 5/2007 do Banco de Portugal é inequívoco quando afirma que quer o valor de mercado quer o valor do bem hipotecado devem ser documentados de forma transparente e clara.

Não será necessária uma reflexão profunda de todos os intervenientes, entidades bancárias, peritos avaliadores e clientes bancários para analisarem, em conjunto, se todos estes pressupostos têm sido aplicados com a devida correcção, para que a parte mais débil negocialmente não seja sistematicamente prejudicada?! 

1 comentário:

  1. existe uma razão muito simples para o valor das avaliações ser atualmente mais baixo.O valor dos imóveis é mais baixo!!!tão simples quanto isso.O valor de um imóvel é basicamente 'o valor que as pessoas estão dispostas a pagar num determinado periodo por determinado imóvel'.Ora durante muitos anos os imóveis estiveram em valores completamente especulativos que o mercado não absorva atualmente.A ideia(errada)que um imóvel não desvaloriza foi agora deitada ao chão.É muito simples se as pessoas não compram(porque não tem acesso ao crédito,porque têm medo de perder o emprego,etc..)e houver muitos imóveis colocados no mercado para vender, é obvio que o seu valor vai baixar.É precisamente isso que está a acontecer,é escusado culpar os avaliadores...obviamente que os proprietários também não têm culpa, estamos perante as regras da oferta/procura do mercado imobiliário.

    ResponderEliminar

Grato pela sua participação.