Por muito tempo, para
alcançar os seus objetivos de marketing, foram usadas técnicas e estratégia
como telemarketing, email’s em massa, mala direta, rádio, impressos e TV
visando impactar o consumidor das mais variadas formas possíveis. No cenário
atual, em que vivemos uma revolução digital, o uso dessas técnicas e
estratégias tem perdido eficácia à medida que o consumidor aprende e começa a
evitar essas interrupções.
O novo comportamento
Com a popularização dos
mecanismos de buscas como Google, Yahoo e Bing ou de portais e sites que
concentram ofertas de imóveis e imobiliárias, o utilizador está aprendendo a se
comportar de forma crítica e seletiva. A internet permite ao utilizador
fazer a sua busca no conforto e comodidade de seu lar, podendo fazer um
levantamento completo do imóvel, da região, visualizar fotos e vídeos,
pesquisar dados relevantes sobre o bairro e solicitar o agendamento de uma
visita, que muitas vezes pode ser feita online diretamente com o agente
imobiliário.
Hoje, o consumidor
pesquisa e recolhe informações através de mecanismos de buscas. Quem procura
alguma informação executa uma pesquisa de dezenas ou centenas de vezes por dia
e ao invés de assistir a uma publicidade na TV, ler uma mensagem de spam ou
ouvir um representante de vendas, a maioria prefere por intermédio de
notebooks, tablets ou smartphones procurar a informação online através de um
portal ou blog especializado que encontrou no Google.
Somado a isso temos o
efeito da viralização(antes chamado “boca-a-boca”) que tem sido potencializado
pelas redes sociais, permitindo ao mediador trabalhar a fidelização de seus
potenciais clientes junto da sua marca ou seu nome, através de um continuo
relacionamento, seja através de email-marketing ou através das redes sociais.
O nível de confiança
adquirido por motores de busca como o Google, bem como de sites e portais
imobiliários aliado ao poder de propagação de redes sociais como Facebook,
Twitter e Google Plus, permitem aos profissionais do setor imobiliário um alto
nível de segmentação, aumentando a relevância para o seu cliente e
consequentemente melhorando os resultados de suas ações.
O Marketing tradicional
acabou?
É lógico que marketing
tradicional continua tendo seu valor...aliás, o marketing online é apenas mais
uma das várias estratégias de marketing. O que deve ser feito é a revisão de
velhos conceitos e paradigmas, afinal, as pessoas cansaram-se de serem
interrompidas através das mensagens tradicionais criando um bloqueio natural
que muitas vezes leva à rejeição natural do que está sendo oferecido.
O ponto principal é que
as pessoas aprendem e interagem de forma totalmente diferente desde alguns anos
atrás e usam a internet para obter informações, comprar e se relacionar,
trazendo um novo comportamento pouco conhecido e explorado. Entretanto, a
essência do ser humano continua sendo a mesma com os seus desejos, falhas e
vontades, o que mudou foi o seu comportamento perante essas necessidades que
hoje são potencializadas pelas redes sociais.
O caminho do sucesso é,
sem dúvida, o equilíbrio e a combinação certa das estratégias disponibilizadas,
procurando sempre integrar as ações tradicionais com as novas ferramentas que
hoje estão facilmente acessíveis, e
tentar cada vez mais entender as atividades e relações humanas para conseguir
atender seus anseios e desejos.
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