terça-feira, 31 de julho de 2012

AUTARQUIAS CRITICAM AVALIAÇÃO CIMI


Apesar de reconhecerem que haverá um acréscimo de receita, há dificuldades no terreno.

As autarquias admitem que a receita do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) irá subir significativamente nos próximos anos, depois de concluída a avaliação que está a ser feita pelas Finanças aos prédios que estavam por avaliar desde 2004. No entanto, alertam, em resposta ao deputado do PSD Paulo Batista Santos, para as dificuldades que têm encontrado no terreno na hora de proceder a estas avaliações.

Entre as queixas dos municípios estão, por exemplo, a falta de informação sobre as casas a avaliar e a necessidade de haver um reforço do número de peritos. Alertam também para a falta de recursos nas próprias autarquias para levar a cabo este processo. A câmara de Castro Verde, por exemplo, refere que "fica a sensação que [o processo de avaliação] está a ser executado de uma forma apressada e de um modo pouco consistente e rigoroso", acrescentando ainda que "os edifícios a avaliar deviam ser todos sujeitos a um levantamento minimamente rigoroso". No mesmo sentido, o município do Alvito reconhece que nalguns casos os dados fornecidos pelos serviços "não são rigorosos uma vez que se efectua a medição no local sem rigor". Já Chaves aponta a "dificuldade a reunir os elementos necessários à identificação dos prédios a avaliar" e defende que deviam ser os particulares a actualizar os dados dos imóveis junto dos Serviços de Finanças.

O processo de avaliação tem sido questionado, nomeadamente pelos peritos avaliadores que defendem que não têm recursos e que recebem remunerações muito baixas por cada avaliação. Recorde-se que o Ministério das Finanças comprometeu-se a avaliar mais de cinco milhões de casas até final do ano. De acordo com os últimos dados das Finanças, tinham sido avaliadas 500 mil casas até Março e o objectivo era chegar ao milhão no final de Maio.

Fonte: http://economico.sapo.pt/noticias/autarquias-criticam-processo-de-actualizacao-do-imi_149353.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Grato pela sua participação.