segunda-feira, 2 de julho de 2012

FUNDOS DE PENSÕES FECHADOS


Considera-se que um fundo de pensões (FP) é fechado quando disser respeito apenas a um associado ou, existindo vários associados, quando existir um vínculo de natureza empresarial, associativo, profissional ou social entre os mesmos e que, neste sentido, seja necessário o assentimento destes para a inclusão de novos associados no fundo.

São exemplo destes tipos de fundos, os fundos de pensão do Grupo Banco Comercial Português, do Banco BPI, do Banco Espírito Santo e da Portugal Telecom.

De referir que os referidos fundos fazem parte do ranking Top 4 e no total corresponderam, no ano de 2009, a 53,2 % da quota total dos fundos de pensões. Este tipo de fundos permite o desenvolvimento de uma estratégia de gestão definida para o caso concreto do associado, tendo em conta as características do universo de participantes e o perfil de risco que o caracteriza. 

De realçar que é necessário que o fundo disponha de dimensão mínima que possibilite a implementação de uma estratégia de gestão eficiente. Por esta razão, este tipo de fundos destina-se fundamentalmente a grandes empresas que possuam planos de pensões de benefício definido ou de contribuição definida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Grato pela sua participação.