sexta-feira, 20 de julho de 2012

IMI A COMPENSAR TSU


A Associação Lisbonense de Proprietários (ALP) manifestou hoje o "mais vivo repúdio" perante a possibilidade de um aumento do Imposto Municipal sobre Imóveis para compensar a eventual redução da Taxa Social Única (TSU).

Num comunicado enviado à Lusa, a ALP refere-se a notícias publicadas na imprensa sobre um documento do Fundo Monetário Internacional que sugere ao Governo uma redução da Taxa Social Única a financiar através de novos impostos sobre a "propriedade urbana - neste caso, o imposto municipal sobre imóveis (IMI)". "Os representantes dos proprietários portugueses vêm manifestar o seu mais vivo repúdio por uma tal possibilidade", afirmou. A ALP considerou que a reavaliação - a decorrer até ao final do ano- do valor patrimonial fiscal dos imóveis tem o "propósito expresso de colmatar parte do défice orçamental com 250 milhões de euros, a extorquir aos proprietários de imóveis".

Por isso, colocar os proprietários a "subsidiar as empresas através de um novo aumento de um imposto já exorbitante parece-nos totalmente inaceitável", precisou Luís de Menezes Leitão, presidente da ALP e da recém-criada Confederação Portuguesa de Proprietários.

"Outros podem pôr os seus capitais ao abrigo, fora do país, mas os prédios urbanos fazem parte do património de Portugal", referiu o responsável.

Menezes Leitão acrescentou que os proprietários urbanos consideram ficar "ferido o princípio constitucional da igualdade" ao "estimular a actividade empresarial através da espoliação fiscal de uma parte dos cidadãos".
Associação Lisbonense de Proprietários diz que a reavaliação - a decorrer até ao final do ano - do valor patrimonial fiscal dos imóveis tem o "propósito expresso de colmatar parte do défice orçamental com 250 milhões de euros, a extorquir aos proprietários de imóveis".

Fonte: Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário

Grato pela sua participação.