sexta-feira, 20 de julho de 2012

MERCADO IMOBILIÁRIO TRANSPARENTE


JLL: Mercado imobiliario português é considerado “transparente”
Portugal mantém-se na categoria de “transparente” no Global Real Estate Transparency Index de 2012, elaborado bienalmente pela Jones Lang LaSalle (JLL).

Portugal classifica-se na 28.ª posição deste índice que avalia a transparência de 97 mercados imobiliários de todo o mundo, e que revela que “os mercados imobiliários em recuperação deram um ânimo renovado à evolução em termos de transparência”, após a consultora ter registado “um abrandamento no progresso deste indicador durante a crise financeira em 2008 e 2009”.

“Cerca de 90% dos mercados registaram avanços na transparência do sector imobiliário durante os últimos dois anos, impulsionados pela evolução nos dados referentes aos market fundamentals e às medidas de performance, combinados com uma melhor governança de veículos cotados”, explica o comunicado de imprensa da consultora imobiliária.

A JLL afirna ainda que, “tal como os restantes países que se encontram no centro da crise da Zona Euro”, referindo-se a Grécia, Espanha e Irlanda, Portugal “lutou para manter o ritmo de evolução da transparência do mercado imobiliário nivelado com a edição anterior”.

Contudo, o relatório da LaSalle frisa que Portugal também “recuou em alguns componentes de transparência”, citando, como exemplo, o facto de o Índice FTSE EPRA/NAREIT ter deixado de estar activo.

“É reconfortante notar que, apesar das dificuldades que o mercado imobiliário português está a enfrentar, conseguimos manter um nível de transparência cada vez mais alto. Isto reflecte o profissionalismo crescente deste sector e ajuda a dar confiança aos investidores sobre os novos investidores internacionais que estão a analisar o nosso país”, explicou Pedro Lancastre, director-geral da JLL Portugal.

O relatório direcciona ainda uma nota importante para Angola, que entra pela primeira vez no índice, para a 95.ª posição, classificando-se como “opaco”. Os Estados Unidos classificaram-se como o mercado imobiliário mais transparente do mundo em 2012, seguido pelo Reino Unido e pela Austrália. Holanda, Nova Zelândia, Canadá, França, Finlândia, Suécia e Suíça entra na categoria de “elevada transparência”.

Fonte: Construir

Sem comentários:

Enviar um comentário

Grato pela sua participação.