quinta-feira, 19 de julho de 2012

A APRECIAÇÃO - MÉTODO QUALITEL


Este método com origem em França, permite a avaliação da qualidade de um fogo individual, a partir da avaliação de cada rubrica (actualizadas em revisão temporária do método) através da sua subdivisão em sub-rubricas. Permite avaliar o nível de qualidade de uma faceta em particular da rubrica em análise.

A classificação de cada rubrica é obtida através da combinação das classificações das suas sub-rubricas.O resultado final é expresso sob a forma de um perfil de qualidade, o chamado “Perfil Qualitel”.

O peso de cada rubrica é valorizado segundo o critério, interesse e ou sensibilidade do utilizador.



Rubricas da Certificação -  Intervenção do Qualitel
Grelha da Cotação Qualitel
1
2
3
4
5





Conforto Acústico


No interior
 da habitação
Exame dos ruídos, aéreos (voz, música, televisão, etc.), dos ruídos transmitidos por meio sólido (choque de objectos, etc.), dos ruídos provocados pelos equipamentos e instalações próprias de cada edifício (sist. de aquecimento e ventilação), elevadores, descarga de águas, etc.).







OPÇÃO CONFORTO
ACÚSTICO

No Exterior
da habitação
Exame das fachadas e coberturas, em função da sua exposição aos ruídos, a escolha dos elementos da envolvente do edifício (janelas, caixas de estore, etc.)







Conforto Térmico

Conforto térmico de Inverno e consumo de energia
Avaliação das disposições construtivas utilizadas de modo a limitar os consumos energéticos em cada habitação (qualidade dos equipamentos de aquecimento ambiente, e regulação adequada, etc.)



OPÇÃO HPE
2000

Conforto térmico de verão
Exame em função da zona climática e da inércia do edifício, dos dispositivos de ventilação e sombreamento utilizados.




Qualidade
dos
Equipamentos


Abastecimento de águas e peças sanitárias
Exame dos desempenhos da produção de água quente, do nível de equipamento em aparelhos sanitários (função ao nível previsível de ocupantes), da qualidade do revestimento das paredes de compartimentos húmidas.



Electricidade
Exame da potência eléctrica disponível em cada habitação de tomadas e pontos de luz nos vários compartimentos.



Durabilidade de
Fachadas e Coberturas
Avaliação realizada em função da durabilidade dos materiais e equipamentos, bem como da natureza das intervenções periódicas de manutenção.



Acessibilidade


Rubrica Opcional
Avaliação das disposições arquitectónicas e construtivas adoptadas de modo a facilitar a acessibilidade das pessoas a pelo menos 20% das habitações do edifício.




OPÇÃO ACESSIBILIDADE

Sem comentários:

Enviar um comentário

Grato pela sua participação.