segunda-feira, 11 de junho de 2012

MEDIDAS DE DISPERSÃO


São necessárias  para mensurar o grau de dispersão de uma  determinada  população.  Permitem avaliar a representatividade da média. Quanto menor a dispersão, mais representativa (típica) é a média.

As medidas mais comuns de variabilidade para dados quantitativos são a variância; a sua raiz quadrada, o desvio padrão. A amplitude total, a distância interquartílica e o desvio absoluto são mais alguns exemplos de medidas de dispersão.


Amplitude
É a diferença entre a maior e a menor observação em um conjunto de dados. Mede a dispersão total no conjunto de dados. É uma medida simples que não leva em consideração como os dados são efectivamente distribuídos entre os valores extremos.
A = X maior -  Xmenor

Variância
A variância da amostra é a média aproximada das diferenças ao quadrado entre cada uma das observações e a média aritmética da amostra.  A fórmula da variância de uma amostra pode ser escrita de forma resumida.



Desvio Padrão
Desvio padrão é a raiz quadrada da variância da amostra.




A divisão por (n-1) aparece quando exigimos que a variância amostral seja um estimador não tendencioso da variância populacional
O desvio padrão permite ao avaliador saber se pode ou não utilizar o valor médio como mais representativo ou típico da população.
Quando o desvio padrão for menor que 10% a média pode ser utilizada. Quando se situa entre 10% e 15% a média pode ser tomada como uma indicação razoável do valor representativo. Quando o desvio padrão for superior a 15% , o Avaliador deve considerar que há uma grande dispersão e que a média não é representativa.

Será necessário analisar a população e verificar se a moda e a mediana não são medidas mais representativas, ou até mesmo seleccionar outra amostra.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Grato pela sua participação.