quinta-feira, 7 de junho de 2012

MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL


Interessa  ao Mètodo Comparativo de Dados de Mercado  a denominada estatística descritiva.

Os principais medidores de tendência central de uma amostra são: a média, a mediana e a moda.

Média é uma medida de tendência central resultante da divisão do somatório das observações dividido pelo número destas:



                                           S xi
                                   ū = ¾¾¾¾     
                                           n
Onde:
ū = média aritmética
x1, x2,.... xn = observações
n = número de observações

Geralmente, a média aritmética é utilizada para dados não agrupados ou para dados de mesma confiabilidade.

Média Ponderada
No caso de utilizar- se dados agrupados ou de diferentes confiabilidades pode ser utilizada a média ponderada:
                                                       S pi xi
                                          ū = ¾¾¾¾
                                                        S pi
Onde p é o peso de uma observação.

A Mediana (Md) é o valor que divide uma série ordenada de observações de modo que o número de itens acima desse valor é igual ao número de itens abaixo.
Se a amostra contiver um número ímpar de dados, a mediana corresponde ao valor do ponto médio; se contiver número par de dados a mediana é igual a média dos dois valores dos pontos médios.


A Moda  é o valor com frequência máxima (pode não existir ou haver mais de um valor).

Aspectos relevantes:
A média aritmética é a medida mais usal, é calculada de forma simples e rápida.
A média aritmética não encerra  o processo de análise estatística e conduz a um tratamento estatístico posterior.
A média aritmética é afectada por valores extremos e pode deixar de ser representativa da população.
A mediana é afectada pelos valores extremos como a média.
A moda pode representar situações reais, mas às vezes é falsa.
Em populações grandes a mediana pode ser uma medida de tendência central mais representativa que a média.

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