Os principais medidores de tendência
central de uma amostra são: a média, a mediana e a moda.
Média é uma medida de tendência central
resultante da divisão do somatório das observações dividido pelo número destas:
S xi
ū = ¾¾¾¾
n
Onde:
ū = média aritmética
ū = média aritmética
x1,
x2,.... xn =
observações
n = número de observações
Geralmente, a média aritmética é
utilizada para dados não agrupados ou para dados de mesma confiabilidade.
Média
Ponderada
No caso de utilizar- se dados
agrupados ou de diferentes confiabilidades pode ser utilizada a média
ponderada:
S pi xi
ū = ¾¾¾¾
S pi
Onde p é o peso de uma observação.
A Mediana (Md) é o valor que
divide uma série ordenada de observações de modo que o número de itens acima
desse valor é igual ao número de itens abaixo.
Se a amostra contiver um número ímpar
de dados, a mediana corresponde ao valor do ponto médio; se contiver número par
de dados a mediana é igual a média dos dois valores dos pontos médios.
A Moda é o valor com frequência máxima (pode não existir ou haver mais de um valor).
A Moda é o valor com frequência máxima (pode não existir ou haver mais de um valor).
Aspectos relevantes:
A média aritmética
é a medida mais usal, é calculada de forma simples e rápida.
A média
aritmética não encerra o processo de
análise estatística e conduz a um tratamento estatístico posterior.
A média
aritmética é afectada por valores extremos e pode deixar de ser representativa
da população.
A mediana é
afectada pelos valores extremos como a média.
A moda pode
representar situações reais, mas às vezes é falsa.
Em populações
grandes a mediana pode ser uma medida de tendência central mais representativa
que a média.
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