segunda-feira, 18 de junho de 2012

PROCESSO DE PROJECTO


O “processo de Projecto envolve todas as decisões e formulações que visam subsidiar a criação e a produção de um empreendimento, indo da montagem da operação imobiliária, passando pela formulação do programa de necessidades e do projecto do produto até ao desenvolvimento da produção, o projecto “as built” e a avaliação da satisfação dos usuários com o produto” ( Fabricio 2002)
 “A actividade de projecto representa uma bricolagem mental de um time´” e pode ser considerada como um processo “colectivo e interactivo”. A metodologia de coordenação sequencial impede estas relações estendendo os prazos para atingir a qualidade desejada de produto ( Henry 2000).
A análise dos processos intelectuais (individuais e colectivos) inerentes ao desenvolvimento de projectos,  as seguintes etapas são citadas por (Fabricio (2002)):
- análise e síntese de informações;  criação de soluções;  desenvolvimento de soluções através do conhecimento de procedimentos e cultura; representações e comunicações.
As etapas acima são necessárias para qualquer desenvolvimento projectual.
Assim, passamos a entender projecto como algo amplo e não apenas como elementos isolados de uma seqüência produtiva, mas como todo o desenvolvimento e implantação de um empreendimento, afinal, segundo Fabricio (2002) são resultantes de “... um processo de amadurecimento contínuo que gradativamente desloca o foco de desenvolvimento...”.
A figura abaixo demonstra a relação entre a metodologia de melhoria contínua do modelo PDCA (Plan, Do, Control e Action) e a metodologia, sem ruptura de etapas, proposta para desenvolvimento do projecto, “no processo de projecto de empreendimentos complexos, dos quais participam diferentes projectistas e nos quais interferem diferentes conjuntos de conhecimentos, as habilidades intelectuais individuais se misturam através de processos sociais e técnicos de apoio que amplificam as capacidades individuais e transcendem os limites da mente”.


Todo o processo de projecto, segundo Coutinho (1978) e Fabricio (2002), é “essencialmente intelectual” e se inicia com a identificação das necessidades onde posteriormente são efectuadas uma série de interacções entre a ideia inicial e os inúmeros factores externos (políticos, sociais, económicos, tecnológicos e legais). Da interactividade entre ideia inicial e factores externos surgem as definições finais do produto e os projectos de produção. Os projectos de produto e de produção podem ser conceituados da seguinte maneira:
 Projecto de produto: é o conjunto de documentos que caracteriza tecnicamente o objecto do empreendimento englobando a concepção, os estudos de viabilidade técnica, as dimensões formais do objecto de construção, as técnicas construtivas, o funcionamento do estaleiro de obras e demais informações que se fizerem necessárias.
-Projecto de produção: detalhamento da materialização da construção, especificando as técnicas construtivas e todos os procedimentos de logística e contratação a serem utilizados no processo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Grato pela sua participação.