sexta-feira, 29 de junho de 2012

NÃO HÁ BOLHA IMOBILIÁRIA EM PORTUGAL


Portugal tem das casas mais baratas da Europa, revelou hoje a Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), citando um estudo da Property Guide.

De acordo com o comunicado enviado hoje, o preço médio por metro quadrado de uma casa com 120 m2 nos centros das cidades ronda os 2.213 euros o que coloca Portugal em 13º lugar na lista dos países com os preços mais baixos. Valores inferiores só em países como a Lituânia, Roménia, Chipre ou Moldávia, que é o país da Europa com as casas mais baratas: 965 euros por metro quadrado.

Os preços mais altos são encontrados no Mónaco, onde o metro quadrado custa 39.421 euros ou no Reino Unido, onde rondam os 15 mil euros por metros quadrado. Já em Espanha, as casas custam 4.022 euros por metros quadrado, perto do dobro do praticado em Portugal.

É por isso que, de acordo com a APEMIP, o problema do mercado imobiliário português não são os preços, mas sim a falta de dinheiro e de crédito.

"Existem interessados, existem imóveis, mas não existe dinheiro. Há falta de capitais próprios que permitam às pessoas adquirir um imóvel e o crédito à habitação é cada vez mais uma miragem", repara a APEMIP em comunicado.Na verdade, apesar da crise que o sector imobiliário atravessa em Portugal, "os preços das casas não sofrem, há anos, qualquer processo inflacionário, facto que revela que não existe qualquer indício de formação de uma bolha imobiliária". Aliás, segundo a APEMIP, "Portugal passou ao lado do boom imobiliário verificado noutros países entre 2000 e 2007".

FONTE: Dinheiro Vivo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Grato pela sua participação.