quinta-feira, 21 de junho de 2012

GEORREFERENCIAMENTO, O FUTURO REGISTO PREDIAL


A Câmara dos Solicitadores criou o projeto Geopredial, que disponibiliza, aos cidadãos e empresas, o serviço de delimitação de imóveis.

O arranque do serviço deu-se ontem com a assinatura de um protocolo entre a Câmara de Solicitadores e a Câmara Municipal da Póvoa de Varizm. O serviço tem, na sua génese, a necessidade de conhecer melhor o território português, onde mais de um quinto do espaço é de propriedade desconhecida e apenas 15% dos imóveis têm o cadastro predial atualizado.

O projeto está a ser desenvolvido no Departamento de Informática da Câmara dos Solicitadores, sediado em Braga, com o apoio de Geojustiça, spin-off da Universidade do Minho. A experiência piloto do Geopredial será realizada na freguesia de Argivai, na Póvoa de Varzim, onde existem cerca de 350 prédios. Todos os dados geográficos ficarão centralizados numa plataforma.

O Geopredial permitirá que cidadãos e empresas possam obter uma delimitação exata da sua propriedade, através das tecnologias de georreferenciação. O serviço Geopredial englobará ainda apoio jurídico na legalização de património imobiliário, sendo que, com o apoio de um solicitador, cidadãos e empresas poderão atualizar o registo predial, a inscrição matricial e outros serviços relacionados com o imóvel.

Fonte:OJE

Sem comentários:

Enviar um comentário

Grato pela sua participação.