segunda-feira, 25 de junho de 2012

COMUNICADO DA APAE


Da APAE recebemos o seguinte comunicado, com o qual concordamos e  por oportuno o transcrevemos aqui, na íntegra :

Caro(a) Colega,
1.       Uma parte importante da estratégia da APAE assenta em manter a questão das injustas e inaceitáveis  condições de prestação dos Serviços dos Peritos, na agenda dos media. A APAE tem conseguido sucesso nesse objectivo parcial, dado que desde há mais de três meses têm sido neutralizados os esforços do Governo e dos partidos políticos que o apoiam para “enterrarem” esse tema mediático.
2.       Hoje o Jornal de Negócios – cuja influência na opinião pública politicamente relevante é importante – dá novamente grande relevo a toda a questão do IMI, incluindo as questões dos Peritos e a importância das posições da APAE. Dedica a esses temas duas páginas da secção de Economia, com chamada no alto da primeira página. Recomendamos vivamente a sua leitura.
3.       Tal como a Associação de Municípios precisou de reforçar a sua acção política com acções colectivas dos municípios, também chegou a altura de os Peritos Locais tomarem posições que reforcem a acção que a APAE tem conduzido nas várias frentes, na defesa dos legítimos interesses dos Peritos e do bom nome e imagem das perícias e das avaliações imobiliárias
4.       Não basta que os Peritos tenham razão. É preciso que demonstrem com veemência a sua união em torno da busca de solução justa e atempada, em sintonia com a APAE. Também os Peritos têm o direito e dever de indignação.
5.       Na fase actual da “guerra”, a componente de acção psicológica sobre os políticos e a opinião pública é vital, para o sucesso justo.

É preciso e urgente um gesto simbólico e com adequada visibilidade, da união e da indignação dos Peritos. Diariamente a APAE recebe ecos dessa urgência e dessa indignação. Há que dar-lhes maior visibilidade.
Solicitamos e agradecemos que rapidamente nos façam chegar sugestões para esse acto simbólico, a ser emitido em cada um dos distritos. Mas não simultaneamente. Sucessivamente, para que se torne mais visível na opinião pública e nos principais actores.

Há que seguir boas práticas, como as adoptadas pelos Municípios. A importância das missões dos Peritos, na Avaliação Geral, assim o exige, em nome do bem comum.

Tal como os Municípios não “vieram para a rua”, também há dezenas de formas de os Peritos simbolizarem a urgência da ultrapassagem desta insustentável situação, quando quase metade do prazo da AG já está passado. Há alturas em que silêncio é suicídio.

Antecipadamente grato pela satisfação do solicitado, saudações cordiais.

Anibal de Freitas Lopes
Presidente da Direcção da APAE
apae@mail.telepac.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Grato pela sua participação.