Seguindo o raciocínio atrás exposto, uma forma de chegar ao Valor Objectivo é considerá-lo como “média dos valores subjectivos” ou seja:
Se considerarmos a população dos indivíduos que estão interessados pela propriedade A e calcularmos os valores subjectivos que cada um atribui à propriedade – VAB, VAC, VAD, … VAK, define-se o valor objectivo “VAO” da propriedade “A” através da fórmula:
VAO = VAB + VAC + VAD + … VAK’
n
Sendo “n” o número de indivíduos interessados.
Partindo do princípio que o Valor de Mercado é um valor neutral – explicam os mesmos autores que nem o comprador nem o vendedor ganham ou perdem um em relação ao outro, no fundo querem dizer que: o negócio é bom quando é bom para ambas as partes – e garantindo a “Hipótese da homogeneidade da população” bem como a “Hipótese da exclusão dos valores subjectivos extremos”, é muito provável que o valor de mercado seja igual ao Valor Objectivo anteriormente definido.
Fonte: “Metodologias Clássicas de Avaliação", Cardoso da Silva, Bubok
Fonte: “Metodologias Clássicas de Avaliação", Cardoso da Silva, Bubok
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