A Engenharia de Avaliações é já uma especialidade da engenharia em países como o Brasil e os E.U.A., que reúne um conjunto amplo de conhecimentos na área da engenharia e arquitectura, bem como em outras áreas das ciências sociais, exactas e da natureza.
O engenheiro de avaliações, antes de tudo, deve ser um homem do Mercado. Deve estar apto a investigar e diagnosticar mercados, em particular o mercado imobiliário, não obstante extrapolando os mercados financeiros e de capitais. Sobre o significado de Avaliações de Engenharia, poderão surgir questões como:
O que significa Avaliações de Engenharia? Determina tecnicamente o valor de um bem, de seus direitos, benefícios e custos de reprodução.
Para que serve Avaliações de Engenharia? Subsidia decisões a respeito de valores, custos e alternativas de investimento, envolvendo bens de qualquer natureza: imóveis, equipamentos, empresas, etc…
A quem interessa Avaliações de Engenharia? Interessa a promotores imobiliários; bancos; compradores ou vendedores de imóveis; seguradoras; poder judiciário; fundos de pensão;construtores; autarquias; etc…
Que importância tem Avaliações de Engenharia? Responde a questões como: Quanto custa a execução? Que produto promover? Como promover? Quando promover? Onde promover? Quando comercializar? Qual o preço do terreno? Qual o melhor plano de vendas? Qual o preço de comercialização do Empreendimento? Por quanto oferecer? Por quanto comercializar? Qual a taxa interna de retorno do investimento? Qual o prazo ideal para construção? Quem são os potenciais compradores? Onde investir? Em que investir? Quanto investir? Quanto pagar? Qual a rentabilidade do investimento? Qual o tempo de retorno do capital investido?
Respostas seguras só utilizando métodos e técnicas de Avaliações de Engenharia, como a avaliação financeira, a análise de custos-benefícios, a avaliação ambiental, a avaliação multidimensional e o uso de sistemas de informação.
Que conhecimentos são necessários ? A Engenharia de Avaliações é uma técnica muito abrangente e não se resume apenas a atribuir valor a um bem. Reúne conhecimentos na área da Engenharia e Arquitectura e de outras áreas das Ciências Sociais, Exactas e da Natureza como : Engenharia; Arquitectura; Análise Económica e Financeira de Projectos; Análise de Balanços; Estatística Básica; Estatística Inferencial; Marketing; Micro e Macroeconomia; Economia Urbana; Planeamento Urbano; Ordenamento do Território; Direito Imobiliário; Mercado de Capitais; Psicologia; Sociologia Urbana; Gestão; Filosofia e Comunicação.
Esta multidisciplinaridade deve permitir ao avaliador um permanente diagnóstico do mercado.
E deve responder a questões como: Quais as preferências do mercado? Como e quais as variáveis que interferem mais fortemente na formação do preço? Qual a função utilitária para o investidor? Quanto custa reproduzir o bem avaliado? Qual a taxa de rentabilidade sobre o custo investido e sobre o valor de mercado? O mercado está aquecido? É hora de comprar?
Que operações podem ser subsidiadas pelas Avaliações de Engenharia? Transacções de compra e venda; Operações de garantias; Transacções de locação; Decisões judiciais; Decisões sobre investimentos; Balanços patrimoniais; Operações de seguros; Separação ou cisão de empresas; Expropriações amigáveis ou judiciais; Taxação de impostos.
Fonte: “Engenharia de Avaliações”, Cardoso da Silva, Bubok
Sem comentários:
Enviar um comentário
Grato pela sua participação.