sábado, 19 de maio de 2012

UMA INDUSTRIA DE PROTÓTIPOS


A especificidade da indústria da construção civil, sugere que mesmo atingindo extremo  avanço tecnológico e sob condições de excelência na gestão do empreendimento e na gestão dos processos, continuaremos a lidar com a criação de um produto único a cada novo empreendimento.

De forma simplificada cada empreendimento de edificação equivale, em termos gerais, ao desenvolvimento de um novo produto na indústria de transformação, uma vez que cada empreendimento exige um novo terreno, um novo projecto e a montagem de uma novo sistema de produção. Com isso, surgem sérias limitações para a padronização e para a ampliação das escalas de produção, inibindo a expansão (externamente à região de actuação) e o crescimento das empresas de construção [...] dificultando a entrada de empresas estrangeiras.

A complexidade de cada produto e de cada processo de produção de edifício faz com que alguns autores se refiram à construção como uma indústria de protótipos, organizada para produção de produtos únicos e diferenciados.

Fonte: Fabricio (2002) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Grato pela sua participação.