segunda-feira, 21 de maio de 2012

O INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO

O investimento imobiliário distingue-se dos outros tipos de activos, existentes no mercado, por diversas razões, designadamente, pela elevada durabilidade, pela fixidez espacial, pela heterogeneidade, pelo elevado custo unitário, pela indivisibilidade, pela reduzida liquidez, pelos elevados custos de transacção, pela morosidade de produção de imóveis e pela necessidade de gestão de propriedade (Montezuma, 2007).

Em Portugal, o investimento imobiliário pode ser realizado de três formas: i) directamente em terrenos e edifícios; ii) indirectamente através de fundos de investimento imobiliário; iii) e também indirectamente investindo em acções de sociedades imobiliárias. 

O investimento directo poderá ser subdividido em investimento de rendimento e investimento de serviço próprio, que como facilmente se depreende, tem como finalidade a ocupação pela entidade proprietária. Historicamente, as principais razões que têm motivado o investimento no imobiliário são: a diversificação da carteira de investimentos; os rendimentos constantes ao longo do tempo e a protecção contra a inflação. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Grato pela sua participação.